24 de out. de 2008

Fé Sincera

O que é uma fé sincera? Seria a fé padronizada dentro de uma conduta pré-estabelecida dentro do próprio cristianismo?

Seria a fé somente sincera se fosse declarada e vivida de acordo com o que diz todo aquele que vive uma religião, ou até mesmo ditada pelos ensinos de seus líderes?

Não creio que seja assim.

Creio que a fé é sincera quando é movida pela consciência pessoal, única e desprovida do que se ouve como concreto. Mas firme na espera das coisas que não se vê e muito menos se ouve da boca daqueles que determinam em que se crer.

A fé movida pela consciência é uma virtude que todo cristão deveria ter, sua motivação em relação à consciência deve ser firme e constante até o fim, afinal essa é uma prática do bem; agir pela consciência.

Ao lermos a carta do Apóstolo São Paulo aos gálatas, entende-se com clareza sua preocupação com os cristãos que ainda viviam presos nos atos sacrificais e ritualísticos da antiga religião judaica.

Aqueles que se converteram ao cristianismo estavam envolvidos na atmosfera de cegueira religiosa judaica, que tinha por característica principal o seu lado simbólico e ritualístico de ser.

Não diferente dos dias de hoje em que, na sua maioria, os cristãos vivem sob influência de leis e não são movidos por sua consciência.
O Apóstolo São Paulo vendo isso escreveu o seguinte pensamento em Gálatas 5:25 "Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito”.

Nesta situação vemos a questão inteligível do Espírito, ele está intimamente relacionado com o movimento viver e andar no Espírito, segundo o texto do Apóstolo São Paulo relaciona-se com o mover da razão em si mesma.

O Espírito em sua essência é livre, e a razão uma vez regenerada não pode se prender as paixões dogmatizadas das formas religiosas.

17 comentários:

Anônimo disse...

bellissimo texto muito bom mesmo seu blog valeu.

Anne Dayse disse...

Muito bom o texto, profundooo e muito bem escrito, parabéns!
Concordo contigo,às vezes ficamos presos aos dogmas das religiões, aos rituais e esquecemos de Deus.

bjos

Anônimo disse...

Também acho que a fé é algo movido pela nossa consciência, ate mesmo pelo fato, de discordar com alguns aspectos religiosos, e mesmo assim, continuo com fé.

www.comideiaseideais.blogspot.com

Fabrízio Carvalho disse...

bem interessante seu blog ^^
adoro temas sobre religião ...
continue postando q vc ganhou um leitor ^^
abraço...

Andrea Vaz disse...

"A fé movida pela consciência é uma virtude..."

Para se ter a verdadeira fé é necessário acreditar em algo além de nossas regras, além dos nossos cinco sentidos.

Bom texto!
Aguardo sua visita:
http://rascunhosdeandreavaz.blogspot.com/

Arroiz disse...

é... eu acredito em Deus, certo?
Tenho Fé, e nem por isso preciso aceitar certas "condições" impostas pela a IGREJA, sim sou católica, mas não digo sim a tudo!
Deus é maior que qualquer religião!

Andrew Rosário disse...

"é... eu acredito em Deus, certo?
Tenho Fé, e nem por isso preciso aceitar certas "condições" impostas pela a IGREJA, sim sou católica, mas não digo sim a tudo!
Deus é maior que qualquer religião!"

Falou tudo! também penso assim.

Don Romero disse...

bellissimo texto muito bom mesmo seu blog.

Leo Pinheiro disse...

Fé e espiritualidade são temas mais polêmicos do que política. Vc entrou num terreno minado. Prepare-se para receber muitas críticas. Desejo-lhe sorte na sua busca, aqui e a interior.

Will.ieR disse...

Eu naum gosto mto de falar sobre religião naum, mas vc postou de uma forma bem legal e original.
Sempre causa polemioca esse assunto...rs...
Parabéns pelo blog\!!

Anônimo disse...

Eu tenho fé, mas quero estar longe da igreja, não suporto.

Abraço
http://tiomah.blogspot.com/

Ricardo Thadeu (Gago) disse...

A razão é a fé mais verdadeira. A religião é uma razão profana.

¡Hasta!

Anônimo disse...

Concordo com o que disse!
Tenho 19 anos, e sou cristão apesar da igreja, já fui católico, e protestante, até chegar à consciência do que é a verdadeira essência!

O que poderia reforçar ainda mais a idéia proposta pelo seu texto, são as seguinte passagens:

Romanos 14:14 Eu sei e estou persuadido, no Senhor Jesus, de que nenhuma coisa é de si mesma impura, salvo para aquele que assim a considera; para esse é impura.


Tito 1:15 Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas.

Passa no meu!
Abraço.

Anônimo disse...

Com certeza meu caro, para se ter fé em algo não é preciso se apegar às regras de uma religião .....

Erich Pontoldio disse...

fé é acreditar ... é ter 100% de foco no seu objetivo ... é ter vontade real e ausencia total de conflito no que vc quer ... isso é fé.

Raphael Rap disse...

Afinal, ser sincero não somente na fé, é ser o que você acredita ser verdadeiro.

Quantos de nós acreditamos em Cristo e nos amarramos a jugos estranhos e não condizentes com o cristianismo?

Belo texto

Éverton Vidal Azevedo disse...

Creio que a fé é sincera quando é movida pela consciência pessoal, única e desprovida do que se ouve como concreto. Mas firme na espera das coisas que não se vê e muito menos se ouve da boca daqueles que determinam em que se crer.


Nao sei se eu chamaria isso de fé sincera, talvez sim, mas acho que mesmo alguém submetido ao jugo de alguma religiao pode ter uma fé sincera, neste caso eu acho que chamaria essa fé sobre a que vc de fé madura. Esta, deve ser o objetivo e o certo lugar de chegada de todo aquele que caminha ao encontro de Deus.

Eu como sempre gostei demais do texto, em especial porque vc diz algo que é o que eu creio e é o que direciona a minha vida: O agir pela consciência, como a prática do bem.

Abraçao mano.

Leia também...

2leep.com