1 de out. de 2009

Proto-Socialismo e Bases Cristãs


Muitas vezes creio que o comunismo é um idealismo utópico e tirano. Agora lembrei de uma coisa que li sobre Auguste Comte filósofo positivista da metade do século XIX.


O pensamento positivista representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. O idealismo procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão.


O positivismo ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo.E por que estou "viajando" sobre positivismo?!?


Por que o positivismo propõe premissas teoréticas que decorrem necessariamente as concepções morais hedonistas e utilitárias.


E delas dependem, mais ou menos, também os sistemas político-econômico-sociais, florescidos igualmente no âmbito natural do positivismo.


Para o socialismo, enfim, o centro da vida humana está na atividade econômica, produtora de bens materiais, e a história da humanidade é acionada por interesses materiais, utilitários, econômicos (materialismo histórico), e não por interesses espirituais, morais e religiosos. Há este desinteresse espiritual no socialismo-moderno.


Mas também creio que Cristo trouxe um protótipo de socialismo diferente como divisão/desprendimento/ação/comunhão nos âmbitos espirituais e materiais. Só que históricamente com a evolução/desenvolução do pensamento social isso se perdeu.

O nosso socialismo como ideologia politica e econômica, foi denunciado pela História e desapareceu naqueles Países que o adotaram como sistema econômico. O "proto-socialismo" de Jesus traduz-se por outro entendimento, é o partilhar de poucos pães e peixes para uma multidão de famintos.

Na questão da igualdade, do direito pluralista, não unilateral, Cristo em muitos momentos fez menção.



"A mercadoria é o coração de um mundo sem coração".


Raoul Vaneigem.



"O capitalismo como religião".



"Primeiramente, o capitalismo é uma religião puramente cultual, talvez a mais extremamente cultual que já existiu. Nada nele tem significado que não esteja em relação imediata com o culto, ele não tem dogma específico nem teologia. O utilitarismo ganha, desse ponto de vista, sua coloração religiosa."

Walter Benjamin [1892-1940]




Portanto, as práticas utilitárias do capitalismo -investimento do capital, especulações, operações financeiras, manobras bolsistas, compra e venda de mercadorias- são equivalentes a um culto religioso. O capitalismo não exige a adesão a um credo, a uma doutrina ou a uma "teologia"; o que conta são as ações, que representam, por sua dinâmica social, práticas cultuais.


Infelismente hoje vivemos um cristianismo totalmente capitalista de culto financeiro e mesquinho. Onde dizimo é um modo de barganha com Deus assim como ofertas e desafios de "fé".

Você tem dado de graça o que tem recebido de Graça? Tem repartido o pão? Dado àgua ao que tem sede? Amparado o desabigado e aquele que não tem de onde tirar o seu sustento?

Ou esta ainda "provando" Deus para que você prospere por ser dizimista?

Nenhum comentário:

Leia também...

2leep.com