Muitas vezes creio que o comunismo é um idealismo utópico e tirano. Agora lembrei de uma coisa que li sobre Auguste Comte filósofo positivista da metade do século XIX.
O pensamento positivista representa uma reação contra o apriorismo, o formalismo, o idealismo, exigindo maior respeito para a experiência e os dados positivos. O idealismo procura uma interpretação, uma unificação da experiência mediante a razão.
O positivismo ao contrário, quer limitar-se à experiência imediata, pura, sensível, como já fizera o empirismo.E por que estou "viajando" sobre positivismo?!?
Por que o positivismo propõe premissas teoréticas que decorrem necessariamente as concepções morais hedonistas e utilitárias.
E delas dependem, mais ou menos, também os sistemas político-econômico-sociais, florescidos igualmente no âmbito natural do positivismo.
Para o socialismo, enfim, o centro da vida humana está na atividade econômica, produtora de bens materiais, e a história da humanidade é acionada por interesses materiais, utilitários, econômicos (materialismo histórico), e não por interesses espirituais, morais e religiosos. Há este desinteresse espiritual no socialismo-moderno.
Mas também creio que Cristo trouxe um protótipo de socialismo diferente como divisão/desprendimento/ação/comunhão nos âmbitos espirituais e materiais. Só que históricamente com a evolução/desenvolução do pensamento social isso se perdeu.
O nosso socialismo como ideologia politica e econômica, foi denunciado pela História e desapareceu naqueles Países que o adotaram como sistema econômico. O "proto-socialismo" de Jesus traduz-se por outro entendimento, é o partilhar de poucos pães e peixes para uma multidão de famintos.
Na questão da igualdade, do direito pluralista, não unilateral, Cristo em muitos momentos fez menção.
O nosso socialismo como ideologia politica e econômica, foi denunciado pela História e desapareceu naqueles Países que o adotaram como sistema econômico. O "proto-socialismo" de Jesus traduz-se por outro entendimento, é o partilhar de poucos pães e peixes para uma multidão de famintos.
Na questão da igualdade, do direito pluralista, não unilateral, Cristo em muitos momentos fez menção.
"A mercadoria é o coração de um mundo sem coração".
Raoul Vaneigem.
"O capitalismo como religião".
"Primeiramente, o capitalismo é uma religião puramente cultual, talvez a mais extremamente cultual que já existiu. Nada nele tem significado que não esteja em relação imediata com o culto, ele não tem dogma específico nem teologia. O utilitarismo ganha, desse ponto de vista, sua coloração religiosa."Walter Benjamin [1892-1940]
Portanto, as práticas utilitárias do capitalismo -investimento do capital, especulações, operações financeiras, manobras bolsistas, compra e venda de mercadorias- são equivalentes a um culto religioso. O capitalismo não exige a adesão a um credo, a uma doutrina ou a uma "teologia"; o que conta são as ações, que representam, por sua dinâmica social, práticas cultuais.
Infelismente hoje vivemos um cristianismo totalmente capitalista de culto financeiro e mesquinho. Onde dizimo é um modo de barganha com Deus assim como ofertas e desafios de "fé".
Você tem dado de graça o que tem recebido de Graça? Tem repartido o pão? Dado àgua ao que tem sede? Amparado o desabigado e aquele que não tem de onde tirar o seu sustento?
Ou esta ainda "provando" Deus para que você prospere por ser dizimista?
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