10 de abr. de 2010

Oração, Silêncio e Súplicas em Branco


O homem enquanto padece de sua condição mortal, busca, pois necessita de respostas. Existem respostas que não são encontradas no poder, na fama e nem mesmo na sabedoria terrena.

É pela oração que o homem trata de se aproximar e partilhar um pouco da sabedoria do infinito. Não encontramos a sabedoria no reino ou nas pessoas do reino... Deus É a Sabedoria.

Só conseguimos saciar nossa suplica, nossa curiosidade e iluminar nosso espírito quando realmente a oração nasce do nosso espírito.

Se refletirmos em oração, vem em nossa mente a imagem de pessoas desesperadas no hospital ou de um menino desobediente de joelhos antes de dormir, instruindo Deus sobre quem ele quer que seja abençoado. Aprendemos a pensar em oração como uma forma de subornar Deus, de pleitear com Deus ou de educar Deus.

Equivocamos-nos quando tentamos canalizar nossas orações e petições para o beneficio material próprio ou alheio.

Os judeus veneravam Deus com sacrifícios de animais. Caráter do qual refletia o senso comum de que para a veneração ser recebida e ouvida tinha de custar algo.

Quando o sentimento religioso fundamental não faz parte da nossa súplica, mas a gratidão. Entendemos que a oração não é só sobre algo que não temos, mas iremos entender também que a oração é a respeito do que temos e recebemos sem merecer.


Se realmente necessitamos pedir algo devemos pedir como se já houvéssemos recebido, lembrando que a fé é o verdadeiro suporte das nossas súplicas espirituais.

A comunicação com o reino divino só obtém uma completa resposta quando obedece a uma ânsia de conhecimento ou consolo espiritual. O mais que tanto nos preocupa não é conseqüência de qualquer esforço e sim do amor do Pai.

Se crermos que a oração é uma atitude de envolvimento com Deus, e se Deus é a fonte da vida, então está oração acaba se tornando também o momento de me comprometer com a vida.

Às vezes parece que o silêncio parece constituir a única resposta a oração. Mas o silêncio não significa esquecimento. Todas as súplicas que nasçam do espírito obtêm respostas. Todas...

O filho sempre tem o direito de perguntar ao Pai, mas Ele pode demorar a responder, a espera que o filho adquira amadurecimento suficiente para compreender a resposta. Também há uma infinidade de respostas indiretas de acordo com a disposição espiritual e intelectual de quem solicita.

Mas quando uma súplica fica temporariamente em branco, isso é um prenúncio freqüente de uma resposta que enchera em seu devido dia, um espírito enriquecido no crescimento do entendimento da graça.

2 comentários:

Amigao disse...

Gosto deste texto.Gosto de textos sobre a oração.Gosto de orar.Sou um cara que vive a base de orações.
E assim vamos caminhando, eu e Deus.E nosso canal é a oração.

Bom dia amigão

Deusiane disse...

As orações de agradecimento, são as mais lindas, as mais acalentadoras.

Leia também...

2leep.com