17 de ago. de 2011

Jesus Caminhando sobre a Água - Um sermão sarcastico e sério não sobre o que você tem que fazer, mas sobre o que você é



Pregam  sobre  Jesus caminhando sobre as águas a vários domingos em vários lugares  para todos os pecadores e santos e nós pensamos que talvez deveríamos ter uma piscina infantil posta na parte dos fundos do quintal para que você e todo mundo possa "testar a sua fé". Você sabe é aquela história - vá em frente e tente dar o seu melhor.





É assim que eu sempre ouvi essa história: como se fosse o motor pequeno que poderia ter. Por uma questão de fato, aqui está uma versão de um minuto do sermão que eu simplesmente não tenho estômago para pregar a você (mas que pregam por ai) isso pode soar familiar: 

Os discípulos estão em um pequeno barco golpeado pelas ondas, viram a Jesus andando em direção a eles e por um momento, Pedro é um herói. Ele sai do barco e tem fé suficiente para andar sobre a água. Ele realmente faz isso. Pedro mostrou o que é preciso para ser semelhante a Deus eo que é preciso é fé. Lotes e lotes de fé. Porque com a fé suficiente, você pode andar sobre a água e seguir todo o caminho até Jesus. Se você tivesse fé suficiente, você poderia fazê-lo também. E talvez até melhor do que Pedro. Porque o único erro de Pedro foi que ele tirou os olhos de Jesus e é por isso que ele afundou. Assim, a moral da história, e, claro, todas as histórias da Bíblia é sobre como ser moral ... assim como ser a moral desta história é que se você em sua vida não é como Deus em sua capacidade de prosperar financeiramente ou superar todas as suas falhas como um ser humano ou desafiar as forças da natureza e andar sobre a água, então o problema é que você não tem fé suficiente e você realmente deve reunir um pouco mais porque a coisa toda é esta, fé suficiente é tudo até para você fazer o seu caminho para Jesus. Então, não tenha medo. Saia do barco, mas seja melhor nisso do que Pedro e não tire os olhos de Jesus. Você pode fazer isso se você realmente tentar. Final do sermão. E boa sorte com isso.

Esta é uma visão cínica mesmo para mim, mas isto é honesto. Mas sei que ter um pregador dizendo-me que a solução para meus problemas é apenas  tentar ter mais fé - nunca para que eu possa fazer Jesus a minha maneira soa como boa notícia para mim. Isso me lembra do episódio de Os Simpsons, onde o apresentador Ken Brockman fez um conjunto de fitas motivacionais chamado "tenha um estupido confiante!". No final, eu só não sei o quão útil é dizer "tenha um pecador com  fé". Não funciona.

Mas o estranho é, aqui todos somos pecadores.  Vamos nos reunir novamente em torno desta história do homem que caminha sobre a água. Alguns de vocês são novos para a história de Cristo, e para alguns de vocês esta história formou quem você é, desde o berço.

Eu posso estar errado mas acho que talvez nós não estamos todos aqui porque algum pregador exortava-nos a "ter mais fé". Acho que estamos aqui, porque em algum momento que ouvimos a história ela nos alegrou. Em algum momento, alguém disse-lhe a história sobre esse Deus que criou o universo, que falou através dos profetas, que veio a nós em Jesus, que comia com os pecadores e zombou dos poderosos, que sofreu e morreu e ressuscitou e nos chama para fora dos nossos próprios túmulos de para uma nova vida. E aqui está a coisa sobre histórias ... elas nos dizem quem somos. 

Às vezes, uma história pode nos dizer o que fazer, mas quando ouvimos o que nós somos, então sabemos o que realmente devemos fazer e a história de Deus encontrada na Bíblia pode mostrar isso mais do que qualquer outra história.

E eu acho que essa história em particular de Jesus caminhando sobre a água pode ser reduzida a uma moral de ter mais fé. Mas, como tantas outras da Bíblia, também pode ser uma maneira de ver quem somos e ver quem é Deus para nós.

Veja se você se reconhece nessa história: Porque talvez alguns de nós são como os do barco que têm medo. Talvez você esteja tão envolvido no medo de tomar a decisão errada que você não pode tomar qualquer decisão em qualquer outra coisa. 

Ou talvez você é como o que experimenta a emoção de pisar no desconhecido - um novo relacionamento ou um novo emprego ou ainda a sensação daquele que acabou de se mudar para outra cidade deixando para trás os familiares - e talvez os primeiros passos estão ok, mas então fica assustador. 

Ou talvez você ou a pessoa ao seu lado é aquele que está afundando em dívidas ou depressão ou talvez você se sinta como se estivesse afundando porque o que você poderia segurar no mês passado, você simplesmente não pode lidar agora.

Ou talvez você é o único que sabe que está condenado, sabe que todos os seus próprios esforços falharam e você está clamando a Deus para salvar você ou ainda também vocês são os únicos que Jesus estendeu a mão para pegar e você está agarrando o lado doce de Jesus com tudo que você tem, ou talvez você é o único no barco olhando com admiração tudo o que você acabou de ver.

Você é o único que testemunha o milagre e perigo de tudo isso e como a mão de Deus desce e puxa-nos para cima e você vê e não pode ajudar, mas dizem que "verdadeiramente este é Deus." Em algum momento ou outro eu sei que tenho sido todas as opções acima.

No entanto, muito do que eu ouvi na igreja tanto como essa história e como tantas outras não é sobre quem eu sou, mas sobre quem eu deveria ser. Quem sabe eu deveria ser o único com fé suficiente para andar sobre a água. Talvez eu deveria ser o único cujos olhos estão sempre sempre em Jesus. Ou ainda eu deveria ser o único que trilah o caminho para Jesus.

Mas todos esses personagens na história andando sobre a água - os cautelosos no barco, um corajoso que caminhou por um tempo na água, o mesmo que tem medo e sumidouros e pede ajuda, e os que viram tudo e confessaram que Jesus é o filho de Deus todos eles são realmente iguais em seu relacionamento com Deus.

Porque  tudo isso e você tem uma coisa em comum? 

Eles são aqueles a quem Jesus se aproxima dizendo "sou eu, não tenhais medo". A parte glamourosa da história é que Pedro andou sobre as águas. Eu admito que é muito legal. E talvez ele quase teve fé suficiente para fazer o seu caminho até Jesus. Mas o que acontece em cada lado da sua caminhada na água um pouco curto? 

Jesus vem em sua direção. Na tempestade Jesus está caminhando em direção ao barco, quando Pedro afunda Jesus está chegando para Pedro, então ele vem  em direção a eles  e finalmente ele só fica no barco com todos. 

No entanto, parece que sempre nos concentramos  em Pedro caminhando em direção a Jesus, quando toda a história é sobre o quanto Jesus caminha em direção a eles e os alcança e depois ainda fica no barco com eles.

Podemos ver a moral da história como "você deve ter tanta fé que você pode andar sobre a água em direção a Jesus", mas a verdade desta história é que Jesus caminha em nossa direção

A verdade da história é que a minha abundância de fé ou falta de fé não vão impedir Deus de nos aproximarmos. 

Que mesmo se você estiver morrendo de medo que você possa dizer Senhor me salve e a mão de Deus você vai encontrar até mesmo nas mais escuras águas. Porque esta é uma história de moral, mas não da moral de um movimento.

Não de heróis da fé fazendo o seu caminho para Cristo, mas de Cristo chegar perto de você no meio do medo. 

Como a leitura de Romanos diz a Palavra de Deus está perto de você - em seus corações e em seus lábios. E para nós hoje, eu diria que a Palavra de Deus que foi feita raio e habitou entre nós em Jesus Cristo se aproxima de você. Ela é escrita em nossos corações e é proclamada a partir de nossos lábios. Ele caminha em sua direção dizendo: "Sou eu, não tenhais medo" e Deus desce quando você clama o seu nome e, como Paulo escreveu aos Romanos: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo".

"Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão se não há quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas". Romanos 10:14-15

Há realmente uma piscina infantil que nos rodeia cheio de água e óleo perfumado. Convido-vos, em nossa comunhão para não tentar andar sobre essa piscina, mas para mergulhar os pés como uma bênção.

Sinta a brisa do mar calmo e sei que vocês serão os pés bonitos que foram enviados para contar a história de quem você é e a de quem é Deus . E você contara a história de Deus para que você e outros possam chamar Senhor, salva-nos como estamos continuamente a morrer e ressuscita-nos nas águas do nosso batismo. 

Não tenha medo. Por que é a sua bela história.

*Texto original Sarcastic Lutheran
*Texto traduzido e adaptado por Marco Alcantara

Um comentário:

Anônimo disse...

uau!!!!

Leia também...

2leep.com