12 de set. de 2009

Como Criar uma Igreja de Sucesso

Abaixo cinco passos para criar-se uma Igreja de Sucesso:

1º Confusão Bíblica:
A bíblia pode ser tendenciosa quando bem manipulada. Podemos colocar doutrinas extremistas em cima de versos isolados. Assim criamos ideologias-movimentos até que isto tome forma e força e se torne uma grande doutrina de fé.

Existem diversos elementos para o início de um novo movimento religioso; a confusão bíblica é a primeira etapa.

Podemos “literalizar” alguns pontos chaves para o sucesso da igreja como a obrigatoriedade do dízimo, lealdade perante a própria doutrina, líder e denominação, assim depreciando qualquer outra doutrina e denominação colocando a própria como irrevogável e “inerrante”.

2º Líder Carismático:
Uma boa pedida para qualquer igreja que deseja ser um sucesso de linha é ter um líder extremamente forte, com personalidade cativante e carisma suficiente para arrebatar as multidões. As pessoas devem ser advertidas para não questionarem esse "homem de Deus" por causa da "unção" que está sobre ele. A força e a autoridade espiritual não podem faltar neste homem.
Falar bem é preciso para ser convincente e muitas vezes até adorado e fervorosamente defendido por seus fiéis mesmo quando este líder estiver notoriamente errado. Engana-se quem acredita que este líder deve ser uma pessoa inculta, muitos são formados com grau superior como cursos de Administração de Empresas e Psicologia, não que isso seja uma regra, mas mesmo sem curso superior o líder deve ser no minimo bem informado sobre tudo o que ocorre no mundo que ele mesmo quer atingir e impactar.

3º Mesmerização e Emocionalismo:
O emocional também precisa ser trabalhado para que o fiel não saia frustrado do culto. Um culto pouco avivado é um culto falido.

À medida que a igreja torna-se grande e forte, os próprios elementos do sucesso a tornam uma rede quase impossível para as pessoas saírem. A emoção de possíveis expectativas de emprego e sucesso financeiro causado pelos fervorosos apelos emocionais entre estes testemunhos chorosos de vitória são coisas que prendem e chamam a atenção do espectador iniciante até que o mesmo esteja confiante de que tudo que acontece para um com certeza deverá acontecer para ele também.

Há um efeito de mesmerização "visão, audição e sensação" que caracteriza qualquer igreja de sucesso.

Movimentos como o G12 são ferramentas eficazes para uma popularização ou manipulação treinada das massas. Fortes sensações precisam ser causadas trazendo um grande impacto e o “Encontro com Deus” consegue ter essa eficácia. A convicção causada por uma fé racional e que questiona e não se conforma com o que está errado deve ser trocada por qualquer apelo emocional por que assim uma pessoa que tem carisma emotivada dentro de um movimento nunca o irá questionar.

O Louvor deve seguir a tendência das igrejas da moda do Brasil ou trazer outras tendências que estão dando certo lá fora. Invista em bons músicos por que a maioria das pessoas quer mesmo um bom show executado de forma primorosa.

4º Sucesso Financeiro, Radiofônico e Televisivo:
Quando se está na mídia tudo é mais fácil e para estar na mídia precisa-se de um investimento pesado em televisão e rádio. Faça propósitos de conquistar o Brasil. Fale sobre estratégias de evangelismo para a nação. Isso te ajudará a levantar desafios de arrecadações financeiras fora o dízimo e não esqueça de dizer a velha frase; "Não retenha o que é de Deus. Dê e Deus te devolverá boa medida, sacudida e transbordante".
Muitas vezes também da certo investir em artistas gospel exclusivos para a sua própria gravadora. Não toque os outros artistas dentro da sua igreja, diga que as outras músicas não fazem parte da visão que Deus te deu.

O sucesso financeiro depende de seus fiéis se eles encontrarem bons produtos como bíblias temáticas, bandas que ele gosta no estilo que ele quer e ainda outros diversos acessórios ele será cativado e impulsionado a consumir os seus produtos. Pelo simples fato do selo de garantia gospel de qualidade e santidade. E contudo ainda aconselhe ao não consumo de qualquer produto secular seja ele um mero detergente, fralda, cd e etc.
Envolva-os no seu mundo gospel com produtos que você tem à dispor. Afinal, defina que todos os produtos são feitos nas franquias infernais conspiratórias contra o "Reino do Deus Gospel".

5º Apologética Contra Acusadores :
Quando sua igreja estiver no topo surgirão pessoas que o atacarão. Afinal a igreja está em destaque. Observe se quem te acusa tem pontos fracos a serem atacados também. Crie uma fundamentação de perseguição do povo cristão. Endemonize as acusações de forma vigorosa ao ponto de verem quem te acusa como o próprio diabo encarnado. Passando pelo quinto passo você conseguira manter sua igreja de sucesso por muito tempo. E tome cuidado com a sonegação do imposto de renda isso da cadeia.

7 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Grandes (infelizes) verdades. Você precisa postar o link deste texto em algumas comunidades. Mais gente precisa ler.

Marco hoje eu te passo o meu email e a senha pra vc dar uma geral nele, quanto á grana depois a gente se acerta mas acho que 1000 tá bom né? :P

Abraço.
Inté!

Camila Costa disse...

Seria até cômico, se não fosse trágico...
A realidade nua e crua!
Ótimo texto Marco, adorei!

Beijo

Unknown disse...

putz, eu já tenho o 'estatuto' quase pronto da minha. Ainda terei, digno de pequenas igrejas, grandes negócios este seu manual, podemos ser sócios?? rs

Anônimo disse...

Marco! Parabéns! Estou muitíssimo (in)feliz! Agora já posso ter a minha própria igreja de sucesso!
Parabéns por ter conseguido resuhmir tão bem esses cinco passos!
É péssimo saber que tudo isso é verdade! Mas é ótimo saber que vozes como a sua estão aí para gritar e denunciar tais abusos!
Excelente artigo!!!
Abraços!

Marco Alcantara disse...

Já vi que tenho futuros sócios.

Anônimo disse...

"Nooosa e eu que estava procurando uma maneira de sintetizar os meus planos pra abrir a minha própria empresa (ops!!! desculpe é igreja) e agora estou vendo q não estou só...."
Brincadeiras à parte, é infeliz mesmo a situação que estamos vivenciando, quando tento alertar sobre isso parentes e amigos, dizem que é para eu abrir a minha própria igreja, e estou vendo mesmo que eles estão mais espertos do que eu....mas graças a Deus que eu tenho muuuito bom senso...
Parabéns pelo blog......

Maya disse...

hum-hum... hum-hum... vai mandando que eu vou anotando e preparando uma apostila!

Leia também...

2leep.com