6 de out. de 2008

Fé Raciocinada

Disseram-me que para ter fé é preciso abrir mão da inteligência e simplesmente não concordo e nunca vou concordar, pois entendo que crer é um ato pensado (ou pelo menos deveria ser).

Para ter fé não creio que eu deva me desconectar do meu intelecto até o ponto de entrar em transe ou simplesmente abrir mão de qualquer conhecimento que exista no mundo seja ele filosófico, teológico ou proveniente de uma ciência exata qualquer.

Fé é a busca da racionalidade entre coisas que não se vê, mas são conscientes e ponderáveis bem diferentes da loucura, emoção e comoção. E até mesmo alienação.

Mas quem prega a não-inteligência da cristandade prega também as loucuras em nome de Deus e o achismo como revelação espiritual.

Nisso ocasiona-se a morte espiritual de toda uma nação e a fé idiotizante impera. E com isso muitos se protegem da ciência pregando a desinformação como arma apologética.

Mistificamos a ciência e tentamos dar a fé ares de pseudociência para nos sentirmos protegidos de toda linha cientifica, que segundo as “vítimas cristãs” contradiz a bíblia.

Adotamos o criacionismo científico que fugiu da ciência faz tempo e abraçou a especulação sem ter vergonha de cair no ridículo.
Parece que muitos pregam a “ciênciofobia” enquanto do outro lado da moeda existe a “religiofobia”.

Onde foram parar os dinossauros? A ciência explica com clareza e razão, enquanto os que declaram viver por fé tomam duas posturas distintas; ignoram o fato ou mistificam o fato para que ele encaixe apertadinho em sua fé.

Entre estudos apologéticos acalorados e sem razão e frases crentes decoradas o mundo sofre e o homem continua confuso em sua fé e sem ter razão e conhecimento de si e do mundo que o cerca.

Eu não quero defender o “ateísmo-religiofobista” e claro eu não defendo a ciência como algo primordial na vida, mas sim necessário.

E também não posso dizer que um ateu é todo razão e é superior a qualquer crente e que a ciência tem todas as respostas, assim eu cairia em um fundamentalismo cético que me emputece.
Dá para crer e pensar considerando tudo e indo a todas as fontes de pensamento e ciência sem precisar ter medo de algo.

É um pouco engraçado ver gente torcendo o nariz para a ciência enquanto não abre mão da sua TV de Plasma, Aspirina e outras comodidades que os cientistas trouxeram para o nosso dia-a-dia.

Nunca vi a razão (ciência) querer ou se colocar para acabar com a fé de alguém. A razão quebra o dogmatismo, atraso, superstição e intolerância e isso deveriamos tomar para nós não como ato de descoberta científica e sim como prática cristã diária.

8 comentários:

Éverton Vidal Azevedo disse...

Perfeito. O texto que escreve anteontem no Re-novidade tem um pouco a ver com o seu.

Anônimo disse...

Olá!! Você foi parar no Fluorescente através do Pavablog (sou pava-leitora compulsiva). Entrei no seu blog através de vários textos seus no blog do Sérgio.

Aliás, concordo com você na questão razão/fé...
Abraçoss!

Anônimo disse...

Concordo plenamente,e é por isso que rir demais do Adauto.

Thiago Mendanha disse...

Os que separam a fé da razão, não tem razão nem fé...

Abração, brother!

Unknown disse...

e não podemos ter fé na ciência? Ter fé na razão? hmm.. vou pensar...

Anônimo disse...

Fé e Ciência não andam cindidas. A Ciência estuda as coisas que Deus e a Fé explica aquilo que a Ciência ainda está tentando entender... e, um dia, acaba entendendo.

Crer que Deus criou o mundo (Fé) e se valer, depois, da Ciência pra ver que a Terra é tão perfeitamente alocada no universo que só poderia, mesmo, haver uma MÃO que tudo fez, me parece uma perfeita relação entre Fé e Ciência.

Fé tem de ser racional, sim! Aceitar como verdade absoluta o que os líderes religiosos dizem é Fé irracional... e Deus não parece desejar isso dos homens, já que lhes deu capacidade de PENSAR, RACIOCINAR e DISCERNIR tudo!

Belo post, cara! Sumi da blogosfera por um tempo, mas estou voltando aos poucos :)

Abraços

capardini disse...

eis a pergunta, poder uma ciencia com fé? ou a fé seria uma ciencia a se explorar?

abraços

Leandro Neres disse...

Perfeito!
EU já vi o humorista Adauto, não é fácil... hehe
Abs!
Leandro

Leia também...

2leep.com