2 de nov. de 2009

Entre Deuses e Um Só Deus Que É


Eu creio que exista vários deuses e UM DEUS que não existe por que Ele É.

Também creio que nós moldamos a Justiça de Deus por nossos critérios de bondade e maldade e por isso o Deus do Velho Testamento parece ser tão injusto diferente do Deus mais brando do Novo Testamento que tem o suporte de todo um pensamento greco-romano de Direito Natural e carater de Justiça Divina.


A idéia de justiça grega, ou a busca do equilíbrio ganha, ainda, mais força na civilização ocidental a partir do cristianismo, que por sua vez assimilou toda a cultura hebraica, composta não só do Velho Testamento como do Talmude. Enquanto a bíblia hebraica aponta os judeus como os servos de Deus, o Talmude comenta "mas não servos para servos", numa rebelião explicita à idéia vigente de escravidão, promovendo desta forma a justiça.

O amor e o perdão são dois aspectos que nortearam o pensamento humano da Antigüidade Clássica (Grécia e Roma) até o final do século XIX, quando o materialismo ganha força. Assimilado pelos povos bárbaros, o ideário cristão serve de esteio à eclosão do racionalismo.


Então hoje não temos mais dois (Velho e Novo Testamento)"deuses" mas sim um terceiro "neo-deus" racionalista, prospero-capitalista e gerador de benção temporais.

Resumindo nós moldamos o carater de Deus assim como direitos naturais e SUA Justiça.

Deus existe por quê nós existimos.

Quem lê entenda.

Então agora numa 'era' capitalista, Deus pode ser barganhador ?
Teologias como a prosperidade podem ser de Deus ?

Para muitos é assim mesmo.

Só existe o Deus de bençãos para agora (temporal). Mas em contrapartida existe um Deus não criado que É e sempre foi e sempre será Deus em Justiça (atemporal).

O cristão deve olhar o AT através do prisma de Cristo (a Bíblia é cristocêntrica). O Judaísmo que não aceitou o Cristo é talvez o que se critica com razão. Mas o erro não está no AT e sim nos olhos que o lêem. Eu creio na inerrância da essência da mensagem, e creio que o Deus do AT e o Deus do NT é o mesmo.

O Deus dos Homens é o Homem tomando forma naquilo que ele deseja.

Procuro conhecer e me descobrir em um Deus atemporal, pessoal e incriado com o toque da graça de Cristo.

Nenhum comentário:

Leia também...

2leep.com