30 de abr de 2010

As Mentiras de Davi Silva e Nossas Atitudes


Mantenho o que foi dito no começo do ano; nós do Lion of Zion não vamos focar nossos textos nos criticáveis e polêmicos ícones evangélicos. Mas algo que vi logo no começo da sua divulgação através do Orkut e blogs que eu acompanho ainda está no meu pensamento.

Estou falando do caso do Davi Silva e a confissão de suas mentiras, algo que me fez meditar bastante. Não por sua atitude ou sobre aquele que erra e se arrepende. Sendo que sobre essa pessoa que se declara arrependida não cabe a eu criticar, julgar ou decretar qualquer grau de verdade em seu arrependimento; mesmo quando o ato é feito de um jeito cômodo através de uma câmera na espera da velocidade virtual para correr pelo mundo.

Não posso participar da insanidade de medir a verdade e a consternação dos outros. Excluo-me deste tipo de avaliação e deixo para aqueles que em nenhum dia de suas vidas mentiram e que ainda pararam definitivamente de mentir para os filhos, mulheres e pais (como queria ter uma câmera na mão para confessar minhas “mentirinhas” para as pessoas que amo).

O que quero e sei que posso avaliar são:

1) O Senso Comum Cristão

2) O Comércio da Graça

3) O Narcisismo Espiritual

Estas são atitudes do nosso cotidiano cristão.

1) O Senso Comum Cristão - toda está situação demonstra o quanto o cristianismo está enrijecido em dogmas empedernidos, cerimoniais vazios e uma ortodoxia verbal debruçada no senso comum. Este senso comum nos faz crer em pastores infalíveis e acima de qualquer questionamento. Os protestantes não têm um só papa, mas vários. Acreditamos que os obreiros devam ser irrepreensíveis e confundimos o termo com infalibilidade e perfeição plena; por conseqüência não testamos ou questionamos nem profeta nem profecia. Abastecemos o combustível dos abusos em forma de ditadura, modismo e charlatanismo espiritual. Nosso senso comum triunfalista exige um Cristo super-herói e que seus representantes mais diretos apresentem episódios extraordinárias, testemunhos poderosos e tendências modernas. Davi silva não foi diferente, foi comum igual a todo mundo; oferecendo o que o povo queria Panis et circenses (pão e circo) ao custo da verdade. Nosso senso comum cristão está mudando (pela graça de Deus) e estamos começando a entender a humanidade dos líderes religiosos e suas possíveis falhas, e essa “abertura” contribuiu de certa forma para que o Davi Silva pudesse promover a verdade, mesmo que depois de mais de dez anos e da maneira mais confortável possível.

2) O Comércio da Graçadizer que a graça não é de graça é ser redundante, por ser tão real em nosso meio; talvez por quase toda a história do cristianismo ela nunca foi de graça. Podemos lembrar de grandes exceções e lampejos de “gratuidade comum” visto em pessoas como: Dietrich Bonhoeffer, Teresa de Ávila, Ghandi, Madre Teresa de Calcutá entre outros. Davi Silva não foi, não é e ainda não será o único ainda a ganhar dinheiro com testemunhos, congressos, pregações e auto-proclamados dons espirituais. Agora ele declarou o defeito do produto, mas não garante a devolução do produto e o dinheiro de volta. Mas isso é comum, estamos acostumados a consumir produtos de propaganda enganosa que prometem o que nunca foi prometido no Reino pelo Pai.

3) Narcisismo Espiritual – Realmente cremos que ou sabemos tudo ou existem pessoas que sabem tudo do Reino, tudo sobre a graça e até mesmo tudo sobre Deus. Se assumíssemos que nada sabemos estaríamos dando um passo anterior a um conhecimento maior da graça. Estamos criando tendências teológicas, regras de como adorar e um modo único de viver o evangelho através do espetáculo de protagonistas que adotamos como utópicos. Os eventos do Reino podem ser falsificados por narcisismo espiritual, hipocrisia e sensacionalismo (que não passa de meias-verdades). Talvez estejamos nos bastando demais para querermos que outros trilhem um caminho exclusivo de integridade intimidando-os com promessas e testemunhos falsos.

De resto deixo uma frase de Oscar Wilde para pensarmos juntos:

“Há uma espécie de conforto na auto-condenação. Quando nos condenamos, pensamos que ninguém mais tem o direito de fazê-lo.”

8 comentários:

Carlos Sugawara disse...

uau...

beleza de texto!
obrigado...

abraço

graça e paz

Amigao disse...

Enquanto lia o texto e assistia o video, lembrei de um verso biblico: "Deus há de trazer a juizo todas as coisas, mesmo as encobertas.Quer sejam boas, quer sejam más"
Não conheço os personagens do video mas entendi o que estão falando e não gostaria de julgá-los, pois só Deus conhece o coração de cada um, enquanto nós vemos apenas o exterior.
Eu ainda acho, que a religião é pessoal e deve ser pessoal sempre.

Um abração do amigão

Marcus Vinicius disse...

Olá Lion, eu já comentei este assunto em outros blogs. E minha postura sempre foi a seguinte: mesmo que tenha demorado tanto, mesmo que ele nunca devolva o R$ dos cd's e dvd's, ainda assim ele merece nossa misericórdia e compreensão - especialmente compreendermos o que vc explanou: ele não é super herói.

No mais, graça de Deus pra gente, que somos tão miseráveis quanto ele. Se quiser, confira em meu blog uma matéria intitulada: Os perigos da In fantilidade espiritual.

Graça e paz, sempre
Marcus Vinicius
http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

Josiel Dias disse...

Olá meus queridos irmãos, Graça e Paz.

Como é maravilhoso encontrarmos textos que nos fortaleça na fé, não é mesmo? Parabéns pelo maravilhoso trabalho, muito edificante.
Vivemos dias de tribulações e esfriamento na fé, e muitas heresias onde muitos estão se alimentando de alimentos não sólidos e contaminados sendo assim adoecem espiritualmente se não tratados morrem na fé. Nestes últimos dias tem Deus levantado, homens e mulheres com compromissos de divulgar a palavra de Deus em tempo ou fora de Tempo “Gloria a Deus” . Trazendo mensagens edificantes aos nossos corações. Como sempre tenho dito: Aprendendo uns com os outros crescemos na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
Gostaria de aproveitar a oportunidade e compartilhar o nosso “blog”:Gostaríamos muito de contar com sua visita e comentários. Deus te abençoe ricamente.

“Mensagem Edificante para Alma”
http://josiel-dias.blogspot.com/


Josiel Dias
Cons. Missionário
Congregacional
Rio de Janeiro

Anônimo disse...

Olá não nos conhecemos, e concondo com vc no que diz que não devemos julgar o Davi Silva, completamente. Mas penso que vc perdeu uma grande oportunidade para não julgar as coisas que vc citou aí acima e eu de julgar você, não faça um texto citando (nós), mas cite vc mesmo...
A paz.... não generalize

Anônimo disse...

Olá não nos conhecemos, e concondo com vc no que diz que não devemos julgar o Davi Silva, completamente. Mas penso que vc perdeu uma grande oportunidade para não julgar as coisas que vc citou aí acima e eu de julgar você, não faça um texto citando (nós), mas cite vc mesmo...
A paz.... não generalize

Anônimo disse...

Olá não nos conhecemos, e concondo com vc no que diz que não devemos julgar o Davi Silva, completamente. Mas penso que vc perdeu uma grande oportunidade para não julgar as coisas que vc citou aí acima e eu de julgar você, não faça um texto citando (nós), mas cite vc mesmo...
A paz.... não generalize

Anônimo disse...

Fiquei profundamente impactada com essa confissão....

Leia também...

2leep.com