21 de mai. de 2010

Fé Raciocinada

Disseram-me que para ter fé é preciso abrir mão da inteligência e simplesmente não concordo e nunca vou concordar, pois entendo que crer é um ato pensado (ou pelo menos deveria ser).

Para ter fé não creio que eu deva me desconectar do meu intelecto até o ponto de entrar em transe ou simplesmente abrir mão de qualquer conhecimento que exista no mundo seja ele filosófico, teológico ou proveniente de uma ciência exata qualquer.

Fé é a busca da racionalidade entre coisas que não se vê, mas são conscientes e ponderáveis bem diferentes da loucura, emoção e comoção. E até mesmo alienação.

Mas quem prega a não-inteligência da cristandade prega também as loucuras em nome de Deus e o achismo como revelação espiritual.

Nisso ocasiona-se a morte espiritual de toda uma nação e a fé idiotizante impera. E com isso muitos se protegem da ciência pregando a desinformação como arma apologética.

Mistificamos a ciência e tentamos dar a fé ares de pseudociência para nos sentirmos protegidos de toda linha cientifica, que segundo as “vítimas cristãs” contradiz a bíblia.

Adotamos o criacionismo científico que fugiu da ciência faz tempo e abraçou a especulação sem ter vergonha de cair no ridículo.
Parece que muitos pregam a “ciênciofobia” enquanto do outro lado da moeda existe a “religiofobia”.

Onde foram parar os dinossauros? A ciência explica com clareza e razão, enquanto os que declaram viver por fé tomam duas posturas distintas; ignoram o fato ou mistificam o fato para que ele encaixe apertadinho em sua fé.

Entre estudos apologéticos acalorados e sem razão e frases crentes decoradas o mundo sofre e o homem continua confuso em sua fé e sem ter razão e conhecimento de si e do mundo que o cerca.

Eu não quero defender o “ateísmo-religiofobista” e claro eu não defendo a ciência como algo primordial na vida, mas sim necessário.

E também não posso dizer que um ateu é todo razão e é superior a qualquer crente e que a ciência tem todas as respostas, assim eu cairia em um fundamentalismo cético que me emputece.
Dá para crer e pensar considerando tudo e indo a todas as fontes de pensamento e ciência sem precisar ter medo de algo.

É um pouco engraçado ver gente torcendo o nariz para a ciência enquanto não abre mão da sua TV de Plasma, Aspirina e outras comodidades que os cientistas trouxeram para o nosso dia-a-dia.

Nunca vi a razão (ciência) querer ou se colocar para acabar com a fé de alguém. A razão quebra o dogmatismo, atraso, superstição e intolerância e isso deveriamos tomar para nós não como ato de descoberta científica e sim como prática cristã diária.

4 comentários:

gentil pereira disse...

Caro amigo, que construção magnífica a sua, quando fala em uma fé raciocinada. Tanto procurei em mim tamanha resposta e achei em ti. Que Deus te abençoe.

Vidal disse...

Muito massa o texto.

Luciano Zamboni disse...

Texto que nos leva a refletir, discordo em partes com ele, mas nada que faça perder o valor de sua mensagem, e também sua essência.
A fé pela visão da razão é loucura, e só conhece a Bíblia por relatos, que nem sempre podemos comprovar.
Só posso dizer que curas são reais, a loucura é a ausência total de Deus, e a fé raciocinada é quando buscamos o Senhor de todo nosso coração, entendimento e alma.

Um abração e parabéns pelo blog, e sua forma de evangelizar

IsaacGospel disse...

Caro, a inteligência é um dom maravilhoso dado pelo próprio Deus a seus filhos e concordo contigo ao dizer que para ter fé é necessário abrir mão dos conhecimentos humanos.

Mas a inteligência humana nunca conseguirá explicar a motivação e ação que algo intangível como a Fé consede a nós mortais.

Para entender a Fé é preciso pedir a Deus sabedoria, essa sim faz um Homem realmente ter valor perante o Senhor.

Por isso para ter discernirmento dos verdadeiros milagres é preciso ter sabedoria, pois como diz a bíblia o conhecimento dos Homens é como esterco para Deus.

Leia também...

2leep.com