12 de set de 2007

Período interbiblico – Deus se calou?!?






Esse período teve a duração de aproximadamente 450 anos antes de Cristo. Normalmente se faz referência à esse tempo como uma época em que Deus esteve em silêncio para com o seu povo. Nenhum profeta de Deus se manifestou ou, pelo menos, nenhum deixou escrito que tenham sido considerados canônicos.

Vamos examinar a situação da Palestina durante esse período, principalmente no que se referem aos impérios, governos, as relações de Israel com os povos vizinhos e as implicações religiosas e sociais destes elementos.

1-O que era um profeta?
2-Realmente Deus se emudeceu para toda a humanidade ou somente para o povo hebreu?



"Deus falava através de Sócrates. Nasceu Sócrates em 470 ou 469 a.C. "

"A sua condição de seres supra-históricos os converteu em eternos contemporâneos."Karl Jaspers – Die Grossen Philosophen, 1960


O grego chegou a alcançar a velhice, o Galileu não teve a mesma sorte. Todavia ambos, Sócrates e Jesus Cristo, apesar de serem pacíficos, foram julgados e condenados à morte acusados de ser uma ameaça à sociedade em que viveram.


A esse dois homens, um envenenado o outro crucificado, mortos há quase dois mil anos e mais, é a quem o Ocidente deve a sua educação e formação moral.


Ambos vieram de famílias humildes. A mãe de Sócrates era parteira, o pai de Jesus Cristo um marceneiro. Ofícios que modelaram a atuação pública deles.


O grego Sócrates, explicou no diálogo Teeteto, chamava o seu método de ensino de maiêutica, a arte da parteira: mais ou menos como extrair com habilidade o conhecimento de dentro do próprio indivíduo. Era assim, pela dialegesthai, a conversação, que alguém podia alcançar a "Ilustração", isto é, pensar por si mesmo.


Jesus de Nazaré, por sua vez, auxiliando o pai, com quem aprendeu a carpintaria, convenceu-se da eficácia da repetição, bater e bater os pregos.



O mesmo procedimento, o da pregação, que ele adotou. Falar repetidamente por horas e horas para convencer os incrédulos da eminente chegada do Reino dos Céus.


Separados quatro séculos um do outro, eles atuaram nas cidades mais importantes da cultura em que nasceram.


O palco de Sócrates foi as ruas de Atenas, capital do Helenismo e sítio do Pártenon; o de Jesus foi as vielas de Jerusalém e o pátio do Beit Hamikdash, o Templo Sagrado do Judaísmo.



Cidades, diga-se, em que nenhum dos dois foram muito populares. Sócrates era um impertinente que levava a maioria dos que o cercavam à exasperação.


Com pouca paciência para com a ignorância e a pose presunçosa, como a dos sofistas seus rivais, os seus questionamentos e indagações, feitos em logradouros públicos ou em banquetes, agiam como um cortante bisturi expondo os seus contraditores à mofa.


Jesus por sua vez, além de detestar os fariseus, os hipócritas. Brigara com meio mundo na entrada do Templo, expulsando com seu cajado os vendilhões que, negociando ali, conspurcavam aquele local sagrado.


Mas afinal, como ele mesmo disse, "não há profeta sem honra, exceto em sua pátria e em sua casa" (Mateus, 13).

"Jesus não era Sócrates, nem tão pouco Sócrates era Jesus".

É claro que são duas pessoas distintas, mas com muitas particularidades idênticas.

Deus falou através de Jesus!

Deus falou através de Sócrates!
Deus falou através de TUDO e ainda fala através de TODOS!
Deus nunca se calou, cala ou calará!

4 comentários:

Éverton Vidal disse...

As outras vou imprimir. Depois comento.

Inté!!!

Anônimo disse...

VÁ SE CONVERTER RPZ, QUEM É VC PRA COMPARAR UM SIMPLES PECADOR COM O SALVADOR DA HUMANIDADE!!! CONHEÇA À CRISTO, E RECEBA UMA NOVA MENTE!
DEUS O ABENÇÕE E TENHA MISERICORDIA DE TI.

Lion of Zion disse...

Se sair do comodo e covarde anonimato talvez possamos discorrer o assunto proposto no post.

Abraço!

Anônimo disse...

Iiiiiiihhhhhh! meu irmão, nosso irmão ai de cima tem razão, voce precisa conhecer melhor Jesus, quem Ele foi, quem Ele É e quem Ele será eternamente, suas palavras fazem com que Cristo seja crucificado novamente, tendo que passar por todo o sacrificio novamente.
Mas quero deixar um presente de Deus para sua vida:
E NÃO VOS CONFORMEIS COM ESTE SECÚLO TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO, PARA QUE ESPERIMENTEIS QUAL SEJA BOA, AGRADÁVES E PERFEITA VONTADE DE DEUS.
Romanos 12:2

Deus te abençoe.

Djalma

Leia também...

2leep.com