
Existem dois santos relacionados a cachorros. E o outro não é um cachorro, mas uma pessoa com cabeça de cachorro! É São Cristovão.
- São Guinefort
No século XIII, o cão Guinefort certa vez foi deixado para tomar conta de um bebê. Quando o pai retornou ele viu sangue cobrindo o quarto e cercando o berço da criança. Guinefort estava deitado próximo ao berço, com sangue ao redor de sua boca. Imediatamente o pai, brutalmente, matou o cachorro. Repentinamente a criança começou a chorar, o pai entrou em pânico pois sabia que havia cometido um erro, e aproximando-se do berço ele viu que a criança estava ilesa. Abaixo do berço estava uma serpente morta que se dirigia ao bebê.
Guinefort havia salvado a vida da criança. Em sua homenagem, o pai enterrou seu corpo e (como é tradicional na cultura celta) e plantou árvore ao redor do tumulo em honra ao bravo animal. Os passantes locais e os habitantes do vilarejo começaram a fazer peregrinações ao túmulo para rezar ao martir canino.
Na verdade o Santo Cão nunca foi canonizado oficilmente mas é considerado um "santo do povo" e também um santo protetor das crianças. Até hoje existem honrarias, preces e peregrinações ao local onde se acha que está enterrado.
- São Cristovão ou São Christopher Cynephoros (padroeiro dos motoristas)
Representação do Século XIII

A identificação de São Cristovão como membro dos Marmaritas é que levou a sua representação por muitos séculos como possuindo uma cabeça de cahorro , já que era uma lenda entre os romanos que o habitantes deste tribo possuiam tais caracteriticas. Os gregos bizantinos interpretaram a passagem literalmente e o começaram a retrata-lo como um homem com cabeça de cachorro. Hoje em dia ele é retratado como uma pessoa normal:

Curioso, não???

Um comentário:
Um cachorro entende a mensagem de Cristo melhor que os crentes, pois não barganha: ama sem esperar nada em troca, simplesmente se doa.
Conhecia a estória do cachorro, mas não tinha nome e era um lobo no lugar da serpente. Muito bom. Não sabia que era celta.
Postar um comentário